Como trabalhar com demandas integradas com outro time

Em algum momento de sua trajetória dentro de uma empresa você já deve ter ou está a trabalhar com demandas que são compostas de dois ou mais times. E se você nunca trabalhou desta forma, saiba que ela e muito mal vista e isso se dá por um motivo COMUNICAÇÃO. 

Irei demostrar para vocês uma interação muito comum.

Fernanda trabalha em um time de desenvolvimento e esta com uma tarefa para ser desenvolvida e/ou testada porém o componente que está sendo utilizado ele e desenvolvido por um outro time.

Na hora da sua implementação/teste foi observado que este componente a ser utilizado não está com os requisitos desejados do PO de seu time, e a demanda deve ser entregue nos próximos 5 dias, e agora o que a Fernanda irá fazer?

Normalmente o outro time é acionado e pedido um certo grau de prioridade nesta demanda visto que ela deve ser entregue em 5 dias. O Agile master do outro time recebe a solicitação analisa a capacidade do time, chama um desenvolver para entender a complexidade deste ajuste e percebe que isso na poderá ser ajustado em 5 dias, pois ele precisará acionar o time de UX da empresa para entender se está necessidade é somente do time da Fernanda ou se servirá para toda a empresa (vocês se lembram que este time desenvolve componente “genéricos” que iram servir para toda a empresa).

E através disso começa o caos entre os times, o gestor da Fernanda exige prioridade visto que o projeto dele é crítico, ao mesmo tempo outros times acionam o mesmo time e cada um expõe o por que o seu necessita de prioridade.

Porém alguém se perguntou qual era a prioridade do time que está recebendo estas demandas ? Alguém se perguntou como está a saúde mental do outro time com está situação ?

Bom poderia estar elencando muitas perguntas aqui, porém irei mostrar para vocês uma tentativa que até o momento tem funcionando muito bem no time em que me encontro.

Tenha um refinamento de demandas

Mas o que seria este refinamento? O refinamento e o momento em que o time analisa tecnicamente a tarefa em questão. Neste momento são determinado como desenvolver a tarefa em questão, e neste momento deve ser feito a validação se a dependência que será utilizada está de acordo com a necessidade do time.

Se ela está ok tudo bem, se não tiver com a ajuda dos POs pode ser determinado a necessidade do ajuste ou não, se o ajuste realmente for necessário seguimos para a próxima etapa.

Acione o time dependente com antecipação

Após fazer este refinamento e antes de fazer o seu planejamento, marque uma reunião com os times que irá trabalhar de forma integrada, valide com eles a possibilidades deles fazerem a alteração e por consequência seu prazo de entrega, se não for possível entregar dentro do prazo desejado pelo seu time, se disponha e ofereça ajuda de realizar esta manutenção pois desta forma os dois times irão sair ganhando e com certeza serão gratos pela ajuda.

Planejamento

Após esta reunião e com os alinhamentos necessários torna-se possível saber se aquela determinada demanda será ou não entregue dentro do prazo determinado, se for possível mãos a obra, se não, é necessário ter ações pré-determinadas para que na próxima priorização torna-se possível estar com ela pronta para desenvolvimento.

O que você ganha fazendo isso?

  • Menos demandas bloqueadas
  • Mais assertividade no seu planejamento
  • Mais empatia com o outro time

Gostou do conteúdo? Não deixe de compartilhar!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *