Como implementar automação sendo o unico QA do time

Implementar testes automatizados é o sonho de toda a empresa e também de muitas pessoas, mas uma coisa é você já entrar em uma empresa ou time que já possui ela implementada outra coisa é você ter que começar uma do zero e na maioria das vezes sem suporte, e se este é o seu caso então fica neste artigo que vou te mostrar como resolver isso.

Tópico 1 — Base de tudo

Você precisa saber a base de testes de software, entender sobre padrões e anti padrões de teste para saber onde você se encaixa. Ahan aqui também podemos incluir o seu grau de desenvolvimento em alguma linguagem.

Tópico 2 — Escolha dos cenários a serem automatizados

Bom agora chegou o momento de você pegar todos os seus testes criados, aplicar severidade e prioridade a eles. 
Relembrando: 
– severidade: o quão critico aquele cenário é na aplicação 
– prioridade: o quanto seria importante para o cliente ver aquilo automatizado

Aqui você vai fazer uma lista com o nome dos cenários e colocar a severidade a ele, depois disso você pode mandar esta planilha para o PO, SCRUM master para que eles adicionem a *prioridade*. Com isso agora você irá saber quais cenários devem ser desenvolvidos primeiro.

Tópico 3 — Em qual camada devo desenvolver cada teste

Bom agora que temos a lista ordenada dos CTs a serem automatizados nos vamos entender em qual camada isso deve ser realizado, e ai entra o entendimento dos padrões e anti padrões de teste. Se você se encontra em um anti padrão, ele faz sentido ? deve continuar sendo assim? podemos converter em um padrão? Após responder estas perguntas você irá entender melhor sobre como cada teste deve ser desenvolvido

Tópico 4 — Escolha da ferramenta

Agora que os testes foram distribuídos em camada, se você não tem nenhuma ferramenta de automação dentro do seu time, chegou a hora de você fazer um POC com o cenário mais prioritário para cada camada:

Exemplo: 
Você precisa desenvolver testes de API, a sua arquitetura é Rest e seu time desenvolve em Java, como escolher a ferramenta:
Você deve pensar o seguinte:

  • Que linguagem o meu time sabe desenvolver? Isso irá te dar suporte ao desenvolver e também terão facilidade em manter a automação depois de pronta
  • Qual seu nível de desenvolvimento?
  • A ferramenta possui uma comunidade ativa para duvidas?
  • Escolha umas 3 ferramentas e desenvolva o mesmo script para as 3, leve em consideração:
    — curva de aprendizado
    — suporte 
    — documentação 
    — tempo que os testes levaram para execução 
    — grau de dificuldade
  • curva de aprendizado
    — suporte 
    — documentação 
    — tempo que os testes levaram para execução 
    — grau de dificuldade

Tópico 5 — Desenvolvimento

Após escolher a ferramenta chegou o momento de começar a automação de acordo com a tabela criada. E lembre-se a automação de testes é do time e não sua, peça ajuda, disponibilize o código e assim juntos vocês irão criar um processo de automação evolutiva.

Gostou do conteúdo? Não deixe de compartilhar!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *